Lazanha Verde de Berinjela ao Molho Branco

7 dez

 

Ingredientes:

Massa de Espinafre: 

– 90 grs de espinafre fresco

– 2 1/2 xícaras de chá de  farinha de trigo; mais se necessário

– 3 ovos inteiros

– 1 colher de sopa de óleo vegetal

– 1 colher de chá de sal

Modo de Preparo: 

Retire os talos duros do espinafre e lave bem as folhas. Ponha uma panela média de água para ferver com sal, coloque o espinafre e cozinhe por 2 a 3 minutos. Escorra a água, enxágue o espinafre com água fria e escorra novamente. Aperte-o bem, com as mãos para tirar o excesso de água (o espinafre deve ser escorrido bem, senão a massa ficará pegajosa e difícil de trabalhar). Faça um purê com o espinafre no processador de alimentos, ou pique-o bem fino com uma faca. A quantidade obtida deverá ser 45 grs (3 colheres de sopa).  Faça a massa colocando o espinafre junto com a farinha, os ovos, o sal e o óleo. Se você utilizar o processador para bater a massa, esta ficará mais lisa e a cor mais uniforme. Se fizer na mão a massa ficará pintadinha de verde.  Trabalhe a massa usando a máquina de macarrão, ou o rolo, abrindo-a em tiras de 13 cm de largura na espessura fina. Deixe a massa descansar por 15 minutos. Corte a massa em tiras de 10 x 20 cm, desfazendo-se das beiradas irregulares. Deixe secar por mais 15 minutos. Cozinhe em água fervente, com um pouco de sal e um fio de óleo.  Basta um cozimento de 5 minutos. Retire a massa e a acondicione sobre um pano de prato, separando cada pedaço para que não grudem. Reserve.

Ingredientes  para o Recheio:

– 500 grs de berinjela

– 500 grs. de tomate

– 250 grs de mussarela

– óleo vegetal para as folhas e para pincelar

Modo de Preparo:

Corte fora as extremidades das berinjelas e fatie-as em rodelas de 1/2 cm de espessura. Passe sal pelas rodelas e coloque-as no escorredor por 30 minutos para que saia o sumo amargo. Aqueça o forno em 180º. Enxugue as berinjelas com papel toalha, para que fiquem bem secas. Unte as assadeiras com óleo. Espalhe as rodelas de berinjela sobre elas e pincele-as com óleo. Asse-as por 20 a 25 minutos, virando-as uma vez, até ficarem tenras. Enquanto isso, corte os tomates em rodelas e a mussarela em fatias de 1/2 cm de espessura. Reserve.

Ingredientes para o Molho Branco:

– 1 litro de leite

– 90 grs de manteiga sem sal

– 45 grs de farinha de trigo

– noz moscada em pó

– sal a gosto

– 125 grs de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo:

Coloque em uma panela média o leite, a manteiga, a farinha, o sal e a noz moscada. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até engrossar. Retire o molho do fogo e despeje metade do queijo parmesão ralado.

Montagem  da Lazanha:

Em uma forma refratária coloque um pouco do molho branco, uma camada de massa, metade da berinjela, molho branco, metade da mussarela e metade dos tomates. Repita a operação e termine com uma camada generosa de molho branco, salpicado com o restante do queijo parmesão ralado. Asse a lasanha em forno pré aquecido em 180º, 45 a 50 minutos, ou até borbulhar e ficar dourada. Sirva a seguir.

Dificuldade do Prato: Difícil

Tempo de Preparo: 2 horas

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: